AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Urandi Rosa Novais

Resumo


A literatura, como postulou Antônio Cândido (2013/[1995]), é um poderoso instrumento de educação e instrução, por sua capacidade de nos possibilitar refletir sobre os diversos temas com os quais nos deparamos no dia-a-dia e, além disso, contribui no processo de formação humana dos indivíduos. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar e refletir como as atividades desenvolvidas pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP/UFS, tem contribuído na abordagem da literatura na educação básica. O trabalho empreendido é resultado de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo, analítica, descritiva e interpretativa, abarcando análise bibliográfica e aplicação de questionário para os alunos da 2ª série do Ensino Médio do CODAP/UFS, pois são nessas turmas que as atividades do PIBD têm sido desenvolvidas. As ideias apresentadas estão embasadas nos pressupostos teóricos de Cândido (2013/[1995]), Colomer (2007), Jouve (2012/[2010]), Azevedo (2018), Dalvi (2013), entre outros pesquisadores, cujos estudos nos forneceram subsídios ao desenvolvimento desse trabalho, possibilitando-nos concluir o quanto as atividades desenvolvidas pelos alunos do PIBID têm potencializado e aperfeiçoado a abordagem da literatura na educação básica, reforçando seu papel de reflexão e transformação social.


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