IMAGEM E GENÉTICA: UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Ariel de Souza Graça, Bruno Lassmar Bueno Valadares

Resumo


A área de Ciências e Biologia apresenta uma extensa quantidade de informações para o estudante, gerando uma demanda de estratégias e metodologias diversificadas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, os jogos didáticos são ferramentas de ensino que se destacam estimulando a criatividade e o raciocínio. Jogos com desenhos permitem a concretização de conceitos abstratos ou subjetivos, alem de motivar, divertir e aumentar a capacidade de retenção do conteúdo. O presente trabalho propõe de um jogo didático que desafia o estudante a expressar conceitos de Genética por meio de desenhos em uma disputa entre equipes que devem descobrir seus significados. A atividade é uma alternativa para estimular a criatividade dos estudantes e seu interesse investigativo, sendo ainda uma forma de promover o aprendizado e a socialização do conhecimento por meio do desafio lúdico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.