A LITERATURA DE CORDEL NO PIBID ESPANHOL

Joicemara de Santana Santos, Rebeca Braitt Barbosa Viana, Doris Cristina Vicente da Silva Matos

Resumo


A oficina aplicada no Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha - CEPHAR - faz parte do projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Sergipe. Nossa oficina foi baseada em temas transversais com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, 2002). Trabalhamos o tema Latinoamericano e Nordestino por meio do gênero textual literatura de cordel. Nesse sentido, o objetivo da oficina aplicada foi instigar o lado criativo dos alunos por meio da atividade e estimular o senso crítico com respeito ao tema que discute e identifica a sua identidade. Além disso, a proposta tencionou expor por intermédio de poesia popular a cultura, diversidade e variação linguística do Latinoamericano e Nordestino. A oficina também objetivou incitar a prática da escrita e da oralidade dos alunos na língua espanhola. A oficina foi dividida em duas etapas: na primeira, explanamos de maneira concisa o que é literatura de cordel. Na segunda etapa, após o contato com o tema, os alunos participantes da oficina produziram os cordéis. Percebemos que, apesar das dificuldades que surgiram durante o processo de produção de cordéis, os alunos conseguiram desenvolver a criatividade, o senso crítico, a escrita e oralidade, atingindo o objetivo com êxito e esforço. Os cordéis foram impressos e expostos na II Mostra Integrada de Conhecimento 2019 do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha realizada em 06 de fevereiro de 2019.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.